Nossas práticas


PRÁTICAS REGULARES PARA ADULTOS (YOGATERAPIA E HATHA YOGA),
YOGA PARA CRIANÇAS (YOGA KIDS)
YOGA PARA PRÉ-ADOLESCENTES (YOGA TEEN)
SAT SANGAS (RITUAL DE ENERGIZAÇÃO)
FESTAS CULTURAIS DO HINDUÍSMO
CURSOS E VIVÊNCIAS. 



YOGATERAPIA


Esta é uma terapia onde se aplicam técnicas do yoga (individual ou em grupo) com a finalidade de auxiliar no tratamento de várias condições de saúde ou complementar o trabalho de desenvolvimento humano de forma mais profunda. Pode-se curar através dessa prática problemas como asma, bronquite, enfisemas pulmonares, dores de costas, hipertensão arterial e todas as perturbações relacionadas com a ansiedade e depressão.

As técnicas mais usadas são: ásanas – posições que influenciam diretamente os órgãos, as glândulas e o sistema nervoso, mas que tem também uma importante influência sobre os estados mentais; pranayamas- exercícios respiratórios, que exercem uma influência ao nível do sistema nervoso e das emoções, e o relaxamento e a meditação, que têm um papel importante no combate ao stress e à ansiedade e que podem também ajudar a criar estados de espírito mais otimistas e propícios à cura.


O que distingue a yogaterapia de outras terapias mais convencionais e que a torna um meio adequado para o tratamento do corpo, da mente, das emoções é a visão holística que tem do ser humano. Por isso a palavra Yoga, do sânscrito, significa unir, e a prática do yoga é uma forma de unir a mente ao corpo. Quando tratamos, por exemplo, uma dor das costas, podemos usar várias posturas que ajudam a aliviar a dor e até mesmo a corrigir as suas causas, levando em conta os fatores psicológicos que provocaram a dor.
É importante que a pessoa compreenda bem os exercícios, já que deve ser capaz de aplicar em casa diariamente entre as sessões, que decorrem geralmente com uma periodicidade semanal.
O que distingue o Hatha Yoga de outras atividades físicas e até mesmo da Yogaterapia é que a torna um meio adequado para o fortalecimento do corpo, da mente, das emoções  juntamente com a visão holística que tem do ser humano. Por isso a palavra Yoga, do sânscrito, significa unir, e a prática do yoga é uma forma de unir a mente ao corpo.

PARA QUEM É INDICADA A YOGATERAPIA?
·        Ansiedade, insônia, síndrome do pânico,
·        depressão,
·        stress,
·        problemas respiratórios ( asma, bronquite, enfisema pulmonar),
·        dores e problemas de coluna,
·        pressão arterial elevada,
·        cefaleias,
·        obesidade.

COMO FUNCIONAM AS SESSÕES DE YOGATERAPIA?
1.Estas sessões decorrem individualmente e em grupos muito pequenos de pessoas com a mesma problemática.
2.Numa primeira sessão é feita uma avaliação da história da pessoa e da sua problemática para se definirem quais as técnicas mais relevantes e adequadas para cada caso.
3.Nas sessões seguintes essas técnicas serão então aplicadas.

Como profissionais de yoga, percebemos que as pessoas que nos procuram, sabem que esta prática poderá ajudá-las a lidar melhor ou a eliminar determinados problemas de saúde. De fato, o yoga pode contribuir muito e de várias maneiras para melhorar a nossa saúde física e mental.

Agende uma aula experimental gratuita. 

HATHA YOGA

Esta é uma prática para pessoas ativas, esportistas, atletas, hiperativas e que acham que não tem paciência para praticar yoga, onde se aplicam técnicas da filosofia e prática com a finalidade de fortalecimento, flexibilidade, aumento de concentração, facilitação do relaxamento ou complementar o trabalho de desenvolvimento humano de forma mais profunda. Pode-se trabalhar através dessa prática problemas como falta de concentração, dificuldade de consciência corporal, problemas posturais e de articulações, dores de costas e todas as perturbações relacionadas com a ansiedade e depressão.

As técnicas mais usadas são: ásanas – posições que influenciam diretamente os órgãos, as glândulas e o sistema nervoso, mas que tem também uma importante influência sobre os estados mentais;
Vinyasas – sequência de posturas com respiração forte; pranayamas- exercícios respiratórios, que exercem uma influência ao nível do sistema nervoso e das emoções, e o relaxamento e a meditação, que têm um papel importante no combate ao stress e à ansiedade e que podem também ajudar a criar estados de espírito mais otimistas e propícios ao desenvolvimento.


PARA QUEM É INDICADA O HATHA YOGA?
·        Hiperatividade física e mental.
·        Atletas, esportistas e pessoas que gostam de movimento.
·        Ansiedade, insônia, síndrome do pânico e depressão.

COMO FUNCIONA O HATHA YOGA?
1.Decorrem em grupos duas vezes por semana.
2.Numa primeira sessão é feita uma avaliação da física e da sua problemática para se definirem quais as técnicas mais relevantes e adequadas para cada caso e encaixes que deverão ser aplicados em aula.
3. Nem todas as pessoas podem praticar Hatha Yoga, mas podem ser encaminhadas a esta prática através da yogaterapia.
3. É importante que a pessoa compreenda bem os exercícios, que tenha disciplina e consciência de cada passo da prática para um desenvolvimento humano completo e sem riscos para a saúde. Portanto, é necessária a regularidade em prática para ter os efeitos desejados.