Por Julia Medici
Passamos da metade do ano e parece que todos aqueles planos que você tinha se tornaram pesos que se acumularam em suas costas. Tudo dói. Se entupir de remédios não adianta, porque a fonte deste mal é psicológico. Há uma maneira barata e prática de curar esse mal e, ainda, emagrecer. A yoga, entre vários benefícios, também tem o poder de diminuir a sensação de dor.
Mesmo após breve sessões, o efeito analgésico é forte. Um estudo realizado no Reino Unido constatou que pequenas sessões da prática são capazes de diminuir o estresse e reduzir as dores nas costas. O intervalo do lanche já é o suficiente. O estudo envolveu 74 britânicos com idade entre 25 e 64 anos, que trabalhavam no governo. Os participantes foram escolhidos aleatoriamente, alguns praticaram yoga durante 8 semanas e os outros não fizeram nada.
As pessoas do grupo de yoga fizeram aulas de 50 minutos, uma vez por semana, metade na hora do lanche e a outra metade após o trabalho. Eles também podiam praticar com o auxílio de um DVD, durante 20 minutos, duas vezes por semana. No início do estudo, 10 pessoas do grupo de yoga e oito do grupo de controle alegaram sentir dor nas costas.
No fim do estudo, apenas quatro participantes do grupo de yoga continuaram com a dor nas costas, enquanto o outro grupo tinha 13 participantes ainda sentindo a dor. Porém, os que praticaram disseram que o nível de estresse diminuiu e, inclusive, se sentiram mais felizes também. “A prática de Yoga pode transformar a vida da pessoa. Ela sai do sedentarismo, da vida de estresse e começa a enxergar o mundo de uma outra forma, muito mais leve e simples” – afirma Patricia Pimentel, professora de yoga e sócia da Yogachic – Roupas para yoga.
Os efeitos benéficos da yoga se dão no estimulo dos lados do cérebro relacionados ao bem estar, despejando em seu organismo altas doses de serotonina, enquanto desativa as áreas relacionadas à dor. E ainda segundo os pesquisadores, a boa notícia é que os benefícios da prática da yoga ocorrem rapidamente. Ficou com vontade de fazer yoga?
Nenhum comentário:
Postar um comentário